A APA

Quem Somos

Reabilitando com carinho e cuidado

A Associação Beneficente de Pesquisa, Estudo e Prevenção de Doenças Respiratórias na Infância – APA, é uma ONG criada para apoiar o atendimento de crianças com problemas respiratórios que necessitem cuidados especiais. Crianças que tenham hospitalizado por doença respiratória e que corram risco de novas internações constituem o principal grupo a ser atendido pela APA.

A APA, sociedade civil, de direito privado, agora em sua sede própria, está situada na Rua Garibaldi, 926, Sala 12, em Porto Alegre/RS. Foi constituída como entidade jurídica, sem fins lucrativos, em 18 de julho de 2001.

Nossa Missão

Acolher crianças com doenças respiratórias crônicas e seus familiares, através de ações multiprofissionais integradas, na busca da melhoria da qualidade de vida.

Nossa Visão

Ser referência em assistência, produção de conhecimento científico e promoção da qualidade de vida da comunidade beneficiada.

Nossos
Valores

Sensibilidade: temos capacidade de percepção e sintonia com as necessidades integrais dos pacientes e familiares.
Integridade: estamos comprometidos integralmente com o atendimento de nossos pacientes, seguindo princípios éticos da condição humana.
Respeito: respeitamos a singularidade do sujeito.
Sinergia: agregamos ações interdisciplinares em consonância com as necessidades dos pacientes.
Motivação: somos profundamente interessados na promoção da qualidade de vida dos atendidos. Cada conquista nos estimula e entusiasma.
Persistência: somos determinados e incansáveis na busca dos nossos objetivos.

Nossa História

A APA – Associação de Peito Aberto  foi criada em 1999 a partir da iniciativa de vários profissionais da área da saúde que atendiam no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Porto Alegre (HMIPV) – Rio Grande do Sul.

O embrião da APA foi desenvolvido no ambulatório do HMIPV, que funciona desde 1993, e no HCSA (internação). Percebeu-se que muitas crianças portadoras de doenças pulmonares graves e crônicas não conseguiam um atendimento sistemático, multiprofissional e integrado. A criança, quando saia do hospital, perdia o vínculo com as diversas equipes e isso afetava gravemente seu prognóstico. Além disso, a falta de um atendimento adequado à criança tinha como conseqüência a reinternação hospitalar. As dificuldades econômicas das famílias dessas crianças e as baixas condições ambientais impediam o atendimento às diversas demandas impostas pelas doenças respiratórias. Desde o início foram desenvolvidas ações assistenciais que permitiam uma melhor qualidade de vida a esses pacientes, assim como redução no risco de hospitalização. Paralelamente alguns voluntários desenvolveram ações de recreação na sala de espera de consultas. Os pacientes que aguardavam suas consultas na sala de espera eram convidados a brincar e a desenhar. Esses voluntários perceberam que, além da recreação proporcionada funcionavam como ouvidores de manifestações que, muitas vezes, não chegavam aos ouvidos da equipe assistencial. Além disso essa equipe de voluntários juntamente com a equipe assistencial desenvolveu atividades festivas como a festa do dia da criança e a festa de Natal. Essas festas funcionam como meio de inclusão social dessas crianças carentes que percebem a importância que lhes é dada.

Outras atividades têm sido desenvolvidas no intuito de se arrecadar fundos para atender necessidades dos pacientes.

Jantares, sorteios, vendas de camisetas e outros brindes da APA têm permitido a compra de equipamentos e medicamentos para os pacientes.

Equipe

Quem promove a finalidade da APA

A APA tem por finalidade promover estudos, fomentar e divulgar pesquisas na área das doenças respiratórias na infância, divulgar e aplicar diferentes métodos de tratamento e prevenção de tais males, e ainda prestar assistência integral e qualificada aos pacientes com doenças respiratórias crônicas. Tudo por esta equipe multidisciplinar.

Dr. André Longhi

Presidente

Dra. Clarissa Gralha

Vice-Presidente

Maria Cecília Fischer

Diretora Secretária

Adílson Vargas

Tesoureiro

Sócios APA

Adílson Vargas
Algir Lorenzon
André Luis Soares Longhi
Claiton Divonei Sarturi
Helena Mocelin
Jocimar Prates Filho
José Flávio Bueno Fischer
José Luis Pradella Ache
Maria Cecília Bueno Fischer 
Maria Elizabeth Azevedo de Castro
Ricardo Beidacki
Vera Lúcia Schneider 

Conselho Consultivo

Gilberto Fischer
José Flávio Bueno Fischer
José Luis Pradella Aché
Jocimar Prates Muller

Conselho Fiscal

Ricardo Beidacki
Algir Lorenzon
André Luis Soares Longhi
Luciano da Costa Hoerbe

Equipe Multidisciplinar

Brenda Leidens
Fonoaudióloga

Daniela Andrade
Assistente Social e administrativo

Gabriela Maia
Psicóloga

Jessica Oliveira
Fisioterapeuta

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá, seja bem-vindo(a)!
Como podemos ajudar?